quinta-feira, 4 de junho de 2009

Dados Airbus AirFrance

Empresa: Air France
Aeronave: Airbus A330-200 CF6-80E engines
Prefixo: F-GZCP
Vôo: AF-447
Passageiros: 216
Tripulantes: 12

01:33Z AF447: Reporta turbulência severa
01:48Z ATC: Aeronave deixa a área de cobertura radar (Altitude: 35.000 pés)
02:10Z ACARS: AUTOPILOT DISCONECTED / FLY-BY-WIRE ALTERNATE LAW
02:11-02:13Z ACARS: ADIRU FAULT / ISIS FAULT
02:13Z ACARS: PRI 1 e SEC 1 FAULT
02:14Z ACARS: CABIN VERTICAL SPEED
02:20Z ATC: AF-447 não reporta no fixo INTOL conforme esperado

Explicação dos Termos

Normal Law: Modo de operação regular do sistema fly by wire (FBW) incluindo todas as proteções de vôo.

Alternate Law: Algumas proteções de vôo existentes na Normal Law, o modo de operação regular, são desativadas.

Direct Law: As instruções realizadas nos controles (sidestick) são convertidas em comandos diretos para as superfícies de vôo, sem a realização de cálculos ou verificações.

ADIRU: Unidade Aérea de Dados e Referencia Inercial (Air Data and Inertial Reference Unit) provê dados de vôo (velocidade no ar, altímetro, ...) e dados de posicionamento (atitude, posição) aos instrumentos.

ISIS: Sistema de Instrumentos Integrados de Reserva (Integrated Standby Instrument System) é um sistema completamente independente que provê um conjunto de três instrumentos básicos (indicador de atitude, altímetro, indicador de velocidade no ar) aos tripulantes.

PRIM 1: Computador Primário de Controle de Vôo #1 (Flight Control primary computer #1), três deles que monitoram um ao outro, um deles controla as superfícies de vôo como computador mestre.

SEC 1: Computador Secindário de Controle de Vôo #1 (Flight Control secondary computer #1), cada um dos dois existentes podem controlar todas as superficies de vôodo avião em Direct Law e se tornar o computador mestre em caso de falha de todos os computadores primários de controle de vôo (Flight Control primary computers).

Fonte: http://avherald.com/h?article=41a81ef1/0004&opt=0

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