ANTI-COLLISION LIGHTS – Acionada na partida dos motores ou início do tratoramento (PUSH BACK) e desligada após o corte ou final do tratoramento.
POSITION LIGHTS – Uso contínuo entre o pôr e o nascer do sol, ou em operação com baixa visibilidade. Em voos internacionais são de uso contínuo.
LOGO LIGHTS – Uso entre o pôr e nascer do sol, bem como em operação de baixa visibilidade, com a aeronave no solo. Em voo, usar nas fases de subida e descida.
RUNWAY TURNOFF LIGHTS – Uso obrigatório no início da decolagem até o TOC e do TOD até o pouso. Devem permanecer ligadas no táxi sobre a pista (back track) ou no cruzamento de pista.
WING ILLUMINATION LIGHTS - Uso específico para inspeção de asa. Uso de acordo com a necessidade.
LANDING LIGHTS (FIXED) – Utilizar sempre abaixo do FL100. Acionadas no táxi sobre a pista (back track) ou em cruzamento de pista.
LANDING LIGHTS (RETRACTABLE) – Para o pouso noturno. Normalmente acionadas 500ft quando visual ou nos mínimos de teto quando efetuando procedimentos de aproximação por instrumento. Normalmente não são utilizados para decolagem.
Devem permanecer ligadas no táxi sobre a pista (back track) ou no cruzamento de pista.
STROBE LIGHTS – Devem permanecer ligadas desde o Before Takeoff Checklist até o After Landing. Devem permanecer ligadas no táxi sobre a pista (back track) e no cruzamento de pista.
TAXI LIGHTS – Acionada quando aeronave em movimento no solo por meios próprios tanto no período noturno como diurno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário